Embora você quase não perceba, está tudo diferente à sua volta.
Aliás, se você não está vendo muita coisa diferente, dê uma paradinha mais longa hoje diante do espelho. Quem você vê diante do espelho é a mesma pessoa de ontem?
Seguramente sua imagem está mudada. Milhares de células novinhas surgiram há instantes. E não se preocupe com sinais de envelhecimento, algumas ruguinhas novas não farão mal nenhum. O que importa é o que você vê além do espelho dos seus olhos refletido.
Você gosta de quem você vê no espelho? Está de bem com essa pessoa? Reconhece bem todas as pessoas que passeiam por trás dos olhos que você vê no espelho, enquanto faz a barba pela manhã ou enquanto capricha na maquiagem, ensaiando o melhor sorriso?
Aliás, quando você ensaia um sorriso, você pensa em quem? Para quem você daria o seu melhor sorriso hoje? Uma sugestão: escolha todo mundo.
Seu sorriso brilhando nos olhos do maior número de pessoas possível vai fazer com que você se torne uma pessoa ainda mais bonita do que já é.
Use sua sensibilidade para notar e entender as mudanças que ocorrem a todo momento no processo da vida. E esteja de bem.
Você é dono do seu tempo... da sua vontade... da sua atitulde.
Muita paz.
Oferecer a outra face

Um dos conceitos intrigantes de Jesus é Sua proposta de, quando alguém nos bater em uma face, oferecer a outra.
 
Ao analisarmos literalmente tal passagem contida nos Evangelhos, vemos ser irracional ficar oferecendo a face para que outro, tomado de violência, nos agrida fisicamente.
 
Conclui-se, pois, que JESUS  NÃO  estava nos falando do aspecto FÍSICO da bofetada, e nem nos recomendando nos colocarmos, indefesos, frente à violência alheia.
 
É natural que a ofensa a que Jesus se referia era a do aspecto MORAL, emocional. São as bofetadas que levamos pela agressão verbal do próximo, pelo discurso provocativo do outro ou, ainda, pelo verbo voraz de quem se nos acerca.
 
Oferecer a outra FACE, diz-nos, na intimidade, para oferecer outra possibilidade em nossos relacionamentos, outra maneira de nos conduzir em relação ao próximo.
 
São frequentes as dificuldades que temos ao nos relacionar, por exemplo, com alguém de nosso meio familiar. Às vezes, nossas observações e frases que em qualquer momento parecem tão naturais, com os familiares se transformam em contenda ou dissensões, brigas e altercações.
 
Nesses momentos é que se faz necessário oferecer a outra face. Se nos surge um relacionamento difícil, seja na família, no trabalho, no ambiente social, não há nada melhor do que nos propormos a modificar a situação.
 
Experimentemos, nessas oportunidades, abordar de maneira DIFERENTE a pessoa, respeitar posicionamentos, entender valores, compreender suas ações.
 
Ao modificar nosso olhar a respeito das atitudes de quem nos irrita, estaremos oferecendo uma nova face para o relacionamento.
 
Se somos nós os capazes de irritar o próximo, alterando o ambiente de convivência, a ponto do relacionamento ser difícil, proponhamo-nos oferecer a outra face.
 
Evitemos, na presença de quem nos é difícil, as situações que provoquem contendas. Evitemos assuntos, valores ou posicionamentos extremos.
 
Sem a necessidade de fingir, mentir ou dissimular, ofereçamos maneiras mais amenas e suaves, nova possibilidade de comunicação, como quem mostra a outra face de um mesmo rosto.
 
A vida é um convite constante de aprendizado no relacionamento humano. E somente através da vida de relação teremos o ensejo de aprender a amar ao PRÓXIMO.
 
Quando exercitarmos o perdão, a compreensão, o entendimento para com o próximo, estaremos no aprendizado do amor.
 
E sendo Amar ao próximo como a si mesmo a maior Lei de Deus, percebamos que, todos os DIAS, a vida está a oferecer chances para que o sentimento amor, nas suas mais variadas vertentes, possa ganhar raízes na intimidade de nosso CORAÇÃO.
 
Pensemos nisso.


“ PARTE DE NÓS
( para refletir)
Espero que você possa aceitar as coisas como elas são
Sem pensar que tudo conspira contra você
Porque parte de nós é entendimento
Mas a outra parte é aprendizado
Que você possa ter forças para vencer todos os seus medos
Que no final possa alcançar todos os seus objetivos
Porque parte de nós é cansaço
Mas a outra parte é vontade
Que tudo aquilo que você vê e escuta possa lhe trazer conhecimento
Que essa escola possa ser longa e feliz
Porque parte de nós é o que vivemos
Mas a outra parte é o que esperamos
Que a manhã possa lhe oferecer todo dia a divina luz
Que você possa fazê-la seu único e verdadeiro caminho
Porque parte de nós é dúvida
Mas a outra parte é crença
Que você possa aprender a perder sem se sentir derrotado
Que isso possa fazer você cada vez mais guerreiro
Porque parte de nós é o que temos
Mas a outra parte é sonho
Que durante a sua vida você possa construir sentimentos verdadeiros
Que você possa aceitar que só quem soube da sombra, pode saber da luz
Porque parte de nós é angústia
Mas a outra parte é conforto
Que você nunca deixe de acreditar
Que nunca perca sua fé
Porque parte de Deus é amor
E a outra parte também!"
(autor desconhecido)

Um excelente nadador tinha o costume de correr até a água e de molhar somente o dedão do pé antes de qualquer mergulho.
Uma pessoa intrigada com aquele comportamento lhe perguntou qual a razão daquele hábito.
O nadador sorriu, e respondeu: Há alguns anos eu era um professor de natação.
Eu os ensinava a nadar e a saltar do trampolim. Certa noite, eu não conseguia dormir, e fui até a piscina para nadar um pouco.
Não acendi a luz, pois a lua brilhava através do teto de vidro do clube.
Quando eu estava no trampolim, vi minha sombra na parede da frente.
Com os braços abertos, minha imagem formava uma magnífica cruz.
Em vez de saltar, fiquei ali parado, contemplando minha imagem.
Nesse momento pensei na cruz de Jesus Cristo e em seu significado.
Eu não era um cristão, mas quando criança aprendi que Jesus tinha morrido na cruz para nos salvar pelo seu precioso sangue.
Naquele momento as palavras daquele ensinamento me vieram à mente e me fizeram recordar do que eu havia aprendido sobre a morte de Jesus.
Não sei quanto tempo fiquei ali parado com os braços estendidos.
Finalmente desci do trampolim e fui até a escada para mergulhar na água, antes de pular.
Desci a escada e meus pés tocaram o piso duro e liso do fundo da piscina.
Haviam esvaziado a piscina e eu não tinha percebido.
Tremi todo, e senti um calafrio na espinha.
Se eu tivesse saltado seria meu último salto.
Naquela noite a imagem da cruz na parede salvou a minha vida.
Fiquei tão agradecido a Deus, que ajoelhei na beira da piscina, confessei os meus pecados e me entreguei a Ele, consciente de que foi exatamente em uma cruz que Jesus morreu para me salvar.
Naquela noite fui salvo duas vezes e, para nunca mais me esquecer, sempre que vou até piscina molho o dedão do pé antes de saltar na água...
Deus tem um plano na vida de cada um de nós e não adianta querermos apressar ou retardar as coisas, pois tudo acontecerá no seu devido tempo e esse tempo é o tempo Dele e não o nosso...


Havia um rei muito poderoso que tinha tudo na vida, mas sentia-se confuso.Os sábios resolveram dar–lhe um anel que debaixo dele há uma mensagem,mas só deverá abri-lo qdo o rei estiver num momento intolerável. Um dia o país entrou em guerra e perdeu. Houve vários momentos em q a situação ficou terrível, mas o rei não abriu o anel porque ainda não era o fim.Fugiu do reino para se salvar.O inimigo o seguiu, mas o rei cavalgou até q perdeu os companheiros e o cavalo.Seguiu a pé, sozinho e os inimigos atrás; Os pés sangravam,quase desmaiado,chega à beira de um precipício e não há saída, mas o rei ainda pensa:-Estou vivo, talvez o inimigo mude de direção.
Olha o abismo e vê leões lá embaixo- Os inimigos estão muito próximos, e aí o rei abre o anel e lê a mensagem:- "Isto também passará".De súbito, o rei relaxa e, naturalmente, o inimigo mudou de direção. O rei volta e tempos depois reúne seus exércitos e reconquista seu país. Há uma grande festa o povo dança nas ruas e o rei está felicíssimo, e de repente se lembra do anel abre-o e lê a msg:- "Isto também passará".Novamente ele relaxa, e assim obtém a sabedoria e a paz de espírito. Em qualquer situação, boa ou ruim, de prosperidade ou de dificuldades, em q as emoções parecem dominar tudo o q fazemos, é importante que nos lembremos de q tudo é passageiro, de que é impossível perpetuarmos os momentos que vivemos, queiramos ou não,A ansiedade, freqüentemente, não nos deixa analisar o que nos ocorre com objetividade.Nem sempre é possível, mesmo. Mas, em muitos momentos, precipitamos atitudes que só pioram o que queríamos que melhorasse, e é nos relacionamentos amorosos que isso ocorre quase sempre. A calma, conforme o ditado popular,pode ser o melhor remédio diante daquilo que não depende de nós...Manter as emoções sob controle é pura fantasia e qualquer um já viveu a sensação de pânico ao perceber q o q mais se valoriza está escapando por entre os dedos.
"Dar tempo ao tempo", não é sintoma de passividade, mas de sabedoria na maior parte dos casos.

Senhor JESUS....
Se um dia EU estiver " cheio da vida" ,
com vontade de sumir, de morrer,
insatisfeito comigo e com o mundo em torno de mim...
- Pergunta-me apenas se eu quero trocar a LUZ pelas trevas...
- Pergunta-me se eu quero trocar a fartura
da mesa posta, pelos restos que tantos
buscam no lixo...
- Pergunta-me se eu quero trocar meus pés
por uma cadeira de rodas...
- Pergunta-me se eu quero trocar minha voz pelos gestos...
- Pergunta-me se eu quero trocar o mundo
maravilhoso dos sons pelo silêncio dos
que nada ouvem...
- Pergunta-me, se eu quero trocar o jornal que
leio e depois jogo no lixo, pela miséria dos
que vão buscá-lo para fazer dele seu cobertor...
- Pergunta-me se eu quero trocar minha saúde,
pelas doenças incuráveis de tanta gente...
- Pergunta-me também, até quando
não reconhecerei as Tuas bençãos, a fim de fazer de
minha vida um hino de louvor e gratidão
e dizer, todos os dias, do fundo de mim:
- Obrigado, SENHOR!
"Importante não é vencer todos os dias,
mas LUTAR sempre."
(S. Agostinho )

Bjs*luz*Socorro
A LIÇÃO DO MENDIGO
Um mendigo sentava-se na calçada,

sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas e ao lado colocava uma placa com os dizeres:


"Vejam como sou feliz! Sou um homem próspero, sei que sou bonito, sou muito

importante, tenho uma bela residência, vivo confortavelmente, sou um sucesso, sou saudável e bem humorado".


Alguns passantes olhavam intrigados, outros o achavam doido e outros até davam-lhe dinheiro.


Todos os dias, antes de dormir, ele contava o dinheiro e notava que a cada dia a quantia era maior.

Numa bela manhã, um importante e arrojado executivo, que já o observava há algum tempo, aproximou-se e lhe disse:


- Você é muito criativo!

Não gostaria de colaborar numa campanha da empresa?


- Vamos lá. Só tenho a ganhar! - respondeu o mendigo.


Após um caprichado banho e com roupas novas, foi levado para a empresa.

Daí para frente sua vida foi uma seqüência de sucessos e a certo tempo ele tornou-se um dos sócios majoritários.

Numa entrevista coletiva à imprensa, ele esclareceu como conseguira sair da mendicância para tão alta posição.


Contou ele:

- Bem, houve uma época em que eu costumava me sentar nas calçadas com uma

placa ao lado, que dizia:


"Sou um nada neste mundo! Ninguém me ajuda! Não tenho onde morar!

Sou um homem fracassado e maltratado pela vida!

Não consigo um mísero emprego que me renda alguns trocados!

Mal consigo sobreviver!"


As coisas iam de mal a pior quando, certa noite, achei um livro e nele atentei para um trecho que dizia:


"Tudo que você fala a seu respeito vai se reforçando.

Por pior que esteja a sua vida, diga que tudo vai bem.

Por mais que você não goste de sua aparência, afirme-se bonito.

Por mais pobre que seja você, diga a si mesmo e aos outros que você é próspero."


Aquilo me tocou profundamente e, como nada tinha a perder, decidi trocar os dizeres da placa para:


"Vejam como sou feliz! Sou um homem próspero, sei que sou bonito, sou muito

importante, tenho uma bela residência, vivo confortavelmente, sou um sucesso, sou saudável e bem humorado."


E a partir desse dia tudo começou a mudar, a vida me trouxe a pessoa
certa para tudo que eu precisava, até que cheguei onde estou hoje.

Tive apenas que entender o Poder das Palavras.

O Universo sempre apoiará tudo o que dissermos, escrevermos ou pensarmos a

nosso respeito e isso acabará se manifestando em nossa vida como realidade.

Enquanto afirmarmos que tudo vai mal, que nossa aparência é horrível,
que nossos bens materiais são ínfimos, a tendência é que as coisas
fiquem piores ainda, pois o Universo as reforçará.

Ele materializa em nossa vida todas as nossas crenças.


Uma repórter, ironicamente, questionou:

- O senhor está querendo dizer que algumas palavras escritas numa simples

placa modificaram a sua vida?


Respondeu o homem, cheio de bom humor:

- Claro que não, minha ingênua amiga!

Primeiro eu tive que acreditar nelas!

Medo de Perder

Um dos maiores empecilho para uma vida plena, harmônica, mais expressiva e significativa, é o medo de perder; sobretudo, o medo de perder alguém, o medo de perder alguém que nós dizemos amar, o medo de perder a esposa ou esposo, os filhos, os amigos, o cliente. Esta emoção é a principal responsável pelo nosso sofrimento na vida. O medo de perder é o medo de nos tornarmos desnecessários para a pessoa com a qual nos relacionamos. O medo de perder se reveste de mil e uma formas, aparece sob mil disfarces: medo de sermos criticados por alguém, medo de que falem mal de nós, medo de que nos humilhem, medo de sermos abandonados, medo de sermos rejeitados, medo de não sermos importantes, medo de não sermos ilustres, medo de sermos menosprezados, medo de não sermos amados, medo da solidão. E tudo isso pode ser designado mais claramente por uma palavra: ciúme.
O ciúme é o medo de não ter alguém, de não possuir alguém, de não vir a ser dono de alguém. Na relação ciumenta, nos colocamos e o outro como objetos. Nesta relação, pessoa e objeto são a mesma coisa. No ciúme, temos medo de sermos algum dia considerados inúteis, dispensáveis a outra pessoa. Esta é a emoção do sofrimento, a emoção do apelo, a emoção da relação confusa, misturada, dependente. E o que a agrava é que na nossa cultura aprendemos do ciúme como sendo amor. E o ciúme é justamente o contrário. O ciúme é o oposto do amor.
Todos nós fomos criados para seguirmos em “frente e para o alto” na evolução humana, aos “olhos” de Deus todos somos escola e alunos, ninguém pertence a ninguém, somos irmãos, COMPANHEIROS DE VIAGEM.
(com base no texto de Antônio Roberto Soares )

Só o tempo
Me entrega a razão.
Só o tempo
Me mostrará a visão do mundo
Com os seus truques e armadilhas.
Não há pressa,
Só o tempo reconstrói um coração
Partido pelas ilusões.
Só o tempo
Me responderá quem sou,
Trará-me minha verdadeira identidade.
Só o tempo
Presenteara-me com a felicidade.
A calma será minha confidente
E a esperança minha dona.
Só o tempo
Desvenda meu amor
E preenche com sorrisos
O vazio na alma.
Só o tempo
Poderá me trazer as respostas
Para tantas desilusões.
Só o tempo
Me deixará viver o meu destino.
Só o tempo
Cura as feridas na alma
E ensina as lições do amor.
Só o tempo
E nada mais...

O tempo é como um rio...
Você nunca poderá tocar a mesma água duas vezes,
porque a água que passou nunca passará
novamente.
Aproveite cada minuto da sua vida...
Se você continuar dizendo que está ocupado,
então você nunca estará livre.
Se você continuar dizendo que não tem tempo,
então você nunca terá tempo.
Se você continuar dizendo que fará isso amanhã,
então o amanhã nunca chegará.
Nunca se justifique para ninguém.
Porque a pessoa que gosta de você não precisa
que você faça isso, e quem não gosta não
acreditará.
Não deixe que alguém se torne uma prioridade
em sua vida, quando você é somente uma
possível opção na vida dessa pessoa.
Relacionamentos funcionam melhor quando são
equilibrados.
De manhã quando você acorda, você tem
simplesmente duas opções:
Voltar a dormir e a sonhar ou levantar e correr
atrás dos seus sonhos.
A escolha é sua!
Nós fazemos chorar aqueles que cuidam de nós.
Nós choramos por aqueles que nunca cuidam de
nós.
E nós cuidamos daqueles que nunca vão chorar
por nós. Essa é a vida, é estranho mas é verdade.
Uma vez que você entenda isso, nunca será tarde
demais para mudar.
Não faça promessas quando você estiver alegre.
Oração da Manhã
Senhor, no silencio deste dia que amanhece,
venho pedir-te saúde, força, paz e sabedoria.

Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente.

Ver, além das aparências, teus filhos como Tu mesmo os vês, e assim não ver senão o bem em cada um.

Cerra meus ouvidos a toda calúnia.

Guarda minha língua de toda maldade.

Que só de bênçãos se encha meu espírito.

Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos quantos se achegarem a mim, sintam a tua presença.

Senhor, reveste-me de tua beleza.

E que, no decurso deste dia, eu te revele a todos.

Amém.