FUNDO DO POÇO
Uma mulher estava passeando com seu filho pequeno. O menino corria e brincava pelos campos verdes das pradarias. A mãe olha um pássaro voando, e subitamente ouve um grito de desespero do seu filho, que caiu num poço fundo e escuro. A mãe corre até o poço e vê o menino lá embaixo, preso e um pouco machucado.
Ela se desespera, fica nervosa e grita “Calma filho, vou aí te buscar!”. Ela se atira no poço, cai lá embaixo, se machuca toda, e fere ainda mais seu filho. Ela tenta subir, mas com o peso do filho, não consegue subir pela corda. Ambos, mãe e filho, ficaram lá por dias e dias. Gritavam, mas ninguém podia ouvi-los, e acabaram definhando e morrendo de inanição.
Dois anos depois desse incidente, outra mulher também estava brincando com seu filho no mesmo local. Pela ironia do destino, o filho dela também caiu lá embaixo e gritou pela sua mãe. A mulher viu seu filho lá, no fundo do poço, todo ferido, mas procurou ficar calma e refletir na melhor solução. Ao contrário da outra mãe, ela não se jogou ou desceu ao fundo do poço para salvar o filho. Ela pensou, pegou a corda ao lado do poço, jogou ao menino, e disse alto: “Filho, amarre essa corda em volta de sua barriga, que eu vou te puxar daí”.
O filho atou a corda em si mesmo, e bem devagar a mãe foi lentamente puxando o filho. Demorou um pouco, mas ele conseguiu subir com alguns ferimentos, mas são e salvo.
Quando uma pessoa que muito amamos se encontra no fundo do poço, ou seja, numa situação complicada, degradante, de sofrimento, vivendo uma grande tribulação, dor e muito ferida, não devemos nos desesperar e descer ao fundo do poço junto com ela. Unir-se a ela na dor, no sofrimento, e passar a sentir o que ela sente, nos envolvendo com a mesma dificuldade, só fará com que afundemos no poço escuro em sua companhia, mas efetivamente não nos permitirá ajuda-la.
A primeira mãe desceu ao fundo do poço com o filho, e por isso não conseguiu mais sair de lá. Já a segunda mãe, manteve distância do fundo do poço, não desceu de sua posição para juntar-se ao filho, sofrendo com ele, mas do ponto mais alto onde estava, ela pôde lançar uma corda, e ajuda-lo a subir do “poço do sofrimento” onde ele estava preso.
Isso vale não apenas para pais e filhos, mas para qualquer relação humana. Quando nos envolvemos nos problemas do outro, e nos deixamos contaminar, sofrendo com a pessoa e por causa da pessoa, ficaremos mal. Antes era apenas uma pessoa no fundo do poço, mas depois viraram duas. A melhor atitude é permanecer onde estamos, em nosso lugar, e sem descer ao fundo do poço com a pessoa, e ajuda-la a sair de lá. Quem se mantém onde está e não vai ao fundo do poço com a pessoa, tem melhores condições de prestar ajuda, se de fato a pessoa quiser ser ajudada.
Seja empático com o outro, compreenda a visão dele dentro do contexto em que vive, mas não sofra junto com ele.
Autor: Hugo Lapa


"Saber não é tudo.
Só o amor consegue totalizar a glória da vida.
Quem vive respira.
Quem trabalha progride.
Quem sabe percebe.
Quem ama respira, progride, percebe,
compreende, serve e sublima,
espalhando felicidade.
Siga, pois, seu roteiro, louvando o bem,
esquecendo o mal e edificando sem repouso."



"Meu querido Jesus Cristo, em vós deposito toda minha confiança. Vós sabeis de tudo, ó Pai e Senhor do Universo. Vós sois o Rei dos Reis. Vós que fizestes o paralítico andar, o morto voltar a viver e o leproso sarar. Vós que vedes minhas angústias, minhas lágrimas, bem sabeis, Divino Amigo, como preciso alcançar de vós esta graça que espero, com muita fé e confiança. Fazei, Divino Jesus Cristo, que eu a alcance, pois, necessito muito, por isso vos peço com muita fé (fazer o pedido com bastante fé e firmeza). A conversa convosco, meu grande Mestre, me dá ânimo e alegria para viver. Como gratidão, mandarei imprimir um milheiro desta oração e distribuirei a outros que precisam de vós, para que aprendam a Ter fé e confiança em Vossa Misericórdia. Iluminai meus passos, assim como o sol ilumina todos os dias o amanhecer. Jesus Cristo, tenho total confiança em vós e a cada dia que passa aumenta minha fé e meu amor!"



"Descansa seus sonhos nas mãos de DEUS
Que a paz lhe traga tranquilidade para uma noite Abençoada!"

"Saiba viver os belos momentos de sua vida.
Aproveite os minutos de alegria, sem pressa de novamente mergulhar nos trabalhos agitados.
Goze amplamente seu repouso espiritual.
Olhe a paisagem, contemple as estrelas, aprecie os caprichos da natureza, colha em todos
os canteiros as flores da alegria!
Saiba viver integralmente os belos momentos de sua vida!"

-Carlos Torres Pastorino-