APARÊNCIAS
Muitas pessoas ficam presas às aparências e descuidam do verdadeiro sentido da vida.
São habilidosas com os talheres e portam-se de maneira elegante, mas não conseguem evitar o excesso, sobrecarregando o estômago até à saciedade.
Usam com maestria os diversos copos e taças que estão sobre a mesa, mas perdem a razão e o bom senso nos excessos do álcool.
Sentam-se como manda a etiqueta, vestem-se como manda o figurino, mas seus pensamentos e atos não respeitam as mínimas exigências de uma consciência tranquila.
São, no dizer de Jesus, túmulos caiados. Envernizados e bonitos por fora. Mas só por fora.
Assim, mais do que aparências, vale meditar sobre os valores morais da vida. Vale considerar a importância da fraternidade, da solidariedade, da verdadeira educação.
Enfim, mais do que atender às normas de etiqueta, é preciso fazer aos outros o que gostaríamos que os outros nos fizessem. E fazer aos outros, no dizer de Jesus, é absoluto, não tem exceções.
No tempo de Jesus, os homens já se preocupavam mais com as questões exteriores do que com as interiores.
Diziam as tradições que não era de bom tom comer sem antes lavar as mãos diante do público. Mas Jesus, questionado sobre o assunto aproveitou para elucidar as mentes dos interessados, dizendo:
Não é o que entra na boca que macula o homem; o que sai da boca do homem é que o macula. O que sai da boca procede do coração e é o que torna impuro o homem.

0 comentários:

Postar um comentário

Deus Ilumine teu caminho!