Este trecho da Bíblia, escrito em Provérbios, 19, traz uma sequência de 29 conselhos. Separei quatro para partilharmos:
“Sem a ciência, nem mesmo o zelo é bom: quem precipita seus passos, desvia-se.” (Pr 19,2)
Se não pararmos para pensar, acabamos estragando os relacionamentos. Meus irmãos, muitas vezes, os relacionamentos acabam, porque não nos colocamos no lugar do outro. Por isso, neste ano de 2017, pare para pensar antes de agir e não cometa os mesmos erros de 2016. O espírito se reconcilia rapidinho, mas a carne demora mais para cicatrizar. Existem cicatrizes, na nossa vida, que ainda estão abertas, porque a carne demora muito para se reconciliar, por isso, antes de cada atitude, neste ano, pare para refletir.
“Um homem sábio sabe conter a sua cólera, e tem por honra passar por cima de uma ofensa.” (Pr 19, 11)
A vida é assim: ora ofendemos, ora somos ofendidos. Precisamos ter uma nova postura diante das ofensas. As pessoas virão iradas, mas quando elas chegarem, até nós teremos de ter bom senso e elas vão se acalmar.
Conhecemos pessoas iradas e afundadas no vício, ou seja, fora de equilíbrio, mas se elas encontrarem uma pessoa de bom senso dentro de casa, acabarão se acalmando. Às vezes, guardamos ofensas, mas devemos passar por cima delas. Lembre-se de que você também já ofendeu, falou o que não queria e fez de conta que a pessoa nem estava ali, mas Deus está dizendo a nós que uma pessoa de bom senso acalma aqueles que estão irados.
Não deixe nada dentro de você por muito tempo. Volte ao equilíbrio, principalmente daqueles que você ama. Quando uma pessoa que você ama o ofender e fizer algo que vai agredi-lo, não a esqueça, perdoe-a. Muitas vezes, temos a impressão de que as pessoas são eternas, mas elas podem morrer ou mudar de cidade, e você não foi capaz de lhe pedir perdão, dar um abraço e reconciliar-se.
“Quem se apieda do pobre empresta ao Senhor, que lhe restituirá o benefício.” (Pr 19, 17)
Nosso país é um lugar grande, onde muitas pessoas estão passando necessidades; o número de mendigos está aumentando! Quem dá aos pobres Deus lhes retribuirá o equivalente. No entanto, não sabemos o que é o equivalente e o que Senhor quer nos dar. Então, tenho um conselho: exageremos na esmola, porque Deus vai retribuir o equivalente.
0 comentários:
Postar um comentário
Deus Ilumine teu caminho!