Solenidade Do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo
solenidade natal
Jesus Cristo.O tempo esperado se completa! A luz vem iluminar as trevas, Deus se faz homem e habita entre nós, é Natal, nasce o Rei: “Por que um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável , Deus forte, Pai eterno , príncipe da paz” (Is 9, 5 ss). Jesus nasceu para todos nós, vinde e adoremos, a nossa alegria é eterna, pois Deus chega para habitar definitivamente no meio dos homens.

Meus caros, o dia de Natal não pode ser lembrado como um fato da história que aconteceu há dois mil anos. Devemos celebrar este Natal em nosso interior e exterior, é o nascimento do Redentor de todo a humanidade; e não é somente um fato, mas um acontecimento que se renova a cada ano, pois Deus se faz presente, como presente para ser mais tarde imolado...

Deus entrou na vida humana da forma mais indiscutível, se fez homem, para nós entrarmos na vida de Deus, na vida Eterna. Jesus é a Luz admirável, clara e transparente, que penetra tudo e ultrapassa o mais sombrio obstáculo. Podemos proclamar com São Paulo: “Não sou eu que vive, é Cristo que vive em mim” (Gálatas 2, 20). Ele vive, pois o Espírito Santo nos foi dado, e habita em cada um de nós.

O Senhor nosso Deus, neste Natal se fez Verbo, se fez Palavra... Veio habitar na morada de nosso coração. O que é verbo? João deixa claro que um ser Divino assume a condição humana, torna-se igual ao homem, mas que é inseparável da Divindade, ele veio abrindo assim a possibilidade de que cada um de nós de fato nos torne filhos de Deus. Mas para isso, eu tenho que assumir esta condição pelo Batismo.

A Solenidade de Natal teve sua primeira celebração no ano de 336, conhecida por um documento chamado de “Cronógrafo Filocaliano”. A primeira festa anunciada aconteceu em Roma, e assim se espalhou como tradição em toda a Igreja, sendo Fixada a data de 25 de Dezembro. Por meio de Santo Agostinho tomamos conhecimento de que no século IV o natal era celebrado também na África, na mesma data.

Para entendermos bem o sentido do Natal é necessário que tenhamos o entendimento de que Deus se manifesta na humanidade e assim resgata a aliança de salvação para com todos os homens. Portanto vivamos esta festa, este tempo de encontro com o Rei, que se prostra ao homem, e vem para servir. Por isso é que este tempo de advento que se completa com o nascimento de nosso Salvador é celebrado com tanto empenho por todos os fiéis cristãos, dando a cada um a certeza de ser contemplado com o presente de Deus Pai, para toda a criatura humana que estiver disposta a ser verdadeiramente semelhante a Deus, ser um imitador de Jesus.

Que cada um de nós, possamos compreender este mistério, o qual se torna uma realidade constante para chegarmos a glória eterna com o nosso Rei Jesus. À medida que formos novos Cristos, também nossa carne, nossa vida, e nossa história serão semelhantes à Palavra de Deus manifestada aos nossos irmãos, por meio de gestos, de atitudes. Então veremos o rosto de Deus, um rosto simples, humilde, mas pleno de amor!

Santo Natal a todos!

0 comentários:

Postar um comentário

Deus Ilumine teu caminho!